fancybox - Touch enabled, responsive and fully customizable jQuery lightbox script

Casa Branca intensifica avaliação de touros jovens, medindo o Consumo Alimentar Residual (CAR)

A avaliação de eficiência alimentar com o uso do CAR (Consumo Alimentar Residual) é a novidade da Prova de Desempenho de Touros Jovens das raças Angus, Brahman e Simental da Casa Branca Agropastoril. Mais uma edição começou no final de outubro de 2018 e segue até fevereiro de 2019.

Cerca de 70 machos das três raças participam da prova, coordenada pela equipe de melhoramento genético da Universidade Federal de Lavras (UFLA), liderada pela profa. Sarah Meirelles.

“Todos os animais passam por teste de eficiência alimentar com o objetivo de identificar os mais eficientes, ou seja, aqueles que ganham mais peso consumindo menos alimento. Esses animais são mais eficientes. Portanto, custam menos e dão mais lucro aos produtores”, explica Heitor Pinheiro Machado, gerente da Casa Branca.

A Fazenda Santa Ester, em Silvianópolis (MG), que recebe a prova de desempenho, ganhou 16 cochos e 8 bebedouros para análise do CAR, técnica que também contribui para identificar touros geneticamente superiores para a característica de eficiência alimentar, que é de grande importância. “Do ponto de vista econômico, não adianta ter animais muito pesados mas que, para chegar nesse peso, ingeriram o dobro de alimentos que um animal de mesmo peso, que consumiu a metade da quantidade de alimento, por exemplo”, explica Sarah Meirelles.

O CAR usa cochos eletrônicos e comedouros apoiados sobre uma balança, que registra eletronicamente o total de alimento consumido por animal, individualmente. Com essa estrutura é possível determinar os animais que comem menos e ganham mais.

“Esse fator é extremamente importante, inclusive para a sustentabilidade da produção, já que implica redução do uso de recursos naturais e da própria geração de poluentes de produção (estrume, metano etc) para a unidade de carne produzida”, destaca o criador Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca Agropastoril.