fancybox - Touch enabled, responsive and fully customizable jQuery lightbox script

UFLA anuncia resultados do Programa de Avaliação de Desempenho de Reprodutores Angus e Simental. Melhores touros apresentam alto desempenho e carcaça

PWM NIKO

PWM NICKEL AS

Os reprodutores PWM Niko (Angus) e PWM Nickel AS (Simental) foram os campeões do Programa de Avaliação de Desempenho coordenado por técnicos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizada com machos da Casa Branca Agropastoril.

PWM Niko obteve o excelente índice final de 120,26 pontos, destacando-se nas características de desempenho (1o entre todos os machos Angus), adaptabilidade (1o lugar) e morfologia (1o lugar). Em termos de carcaça, ele fechou a prova com 2,94% de gordura intramuscular, 89,25 cm3 de Área de Olho de Lombo (AOL), 6,99 mm de espessura de gordura na costela e 8,09 mm de espessura de gordura na picanha.

PWM Niko é filho do SAV Bismarck - touro numero 1 em registros nos Estados Unidos, com excelente carcaça e indicado para uso em novilhas devido ao baixo peso ao nascer - e Reconquista 593 Ilha Yanquetruz Rob, uma das principais doadoras da Reconquista.

PWM Nickel AS foi o melhor reprodutor Simental da avaliação feita pela UFLA, com índice final de 144,16 pontos. Ele foi o primeiro colocado para as características de adaptabilidade, carcaça e morfologia e o terceiro para a característica desempenho.

Especificamente em relação à carcaça, PWM Nickel AS fechou a prova com 2,37% de gordura intra muscular, 4,97 mm de espessura de gordura na costela e 4,5 mm de espessura de gordura na picanha.

PWM Nickel AS é filho de PWM Import AS, touro muito utilizado pela Casa Branca em 2010 e 2011, que se destaca pela qualidade e homogeneidade de sua progênie. Sua mãe é PWM Imperatriz Vasti AS, descendente da família Congosim Vasti, uma das principais famílias da Africa do Sul e do plantel Casa Branca.
No total, participaram do teste de desempenho cerca de 80 machos jovens das raças Angus e Simental sul-africano, no sul de Minas Gerais.

"Estamos incorporando mais esta avaliação ao processo rotineiro de seleção dos touros Angus e Simental da Casa Branca. É uma excelente notícia para os produtores, que também passam a contar com a chancela da UFLA nos índices zootécnicos dos nossos reprodutores tanto em condições de campo quanto em confinamento", ressalta Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca.

Os animais ficaram confinados durante 112 dias, com alimentação controlada mais silagem. Foram realizadas quatro pesagens. A avaliação final incluiu ultrassonografia da carcaça, visando identificar os melhores para Área de Olho de Lombo (AOL) e espessura de gordura, além de quesitos de adaptabilidade, como espessura e comprimento do pelame (Simental), temperatura da superfície e frequência respiratória. Agora, os machos ficarão em condições de pastejo, sendo mensurados a cada 28 dias para as principais características produtivas.

"A Casa Branca é uma empresa pecuária moderna que leva muito a sério a qualidade zootécnica dos seus animais. Nosso principal objetivo é colocar no mercado reprodutores avaliados, que efetivamente contribuam para a melhoria da produtividade dos rebanhos de nossos parceiros", reforça Paulo de Castro Marques.

Os touros aprovados no Programa de Avaliação de Desempenho da Casa Branca/UFLA serão disponibilizados ao mercado nos leilões de touros da Casa Branca.