fancybox - Touch enabled, responsive and fully customizable jQuery lightbox script

CABR PUMA 2532 e seus 100 primeiros filhos serão genotipados pela ABCZ.

Grande Campeão Brahman genotipado

Material genético de todos os touros Grandes Campeões da ExpoZebu 2019 já foi colhido para PMGZ Genômica.

Em mais um importante passo na era Genômica, o banco de dados do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ganhará em breve mais um grande reforço. Trata-se das avaliações genômicas de quatro touros que se consagraram Grandes Campeões na 85ª ExpoZebu. No caso da raça Brahman, o material colhido foi de CABR Puma 2532, também Campeão Touro Jovem do julgamento para animais de argola. Trata-se de um reprodutor filho de CABR Mister Ilustre 1729, comercializado em 50% de sua produção no Leilão Brahman Select, realizado no dia 3 de maio durante a Expozebu, por R$ 47,6 mil. Paulo de Castro Marques, da Casa Branca Agropastoril, tem agora a Alta Genetics como sócia.

Para o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, “o material genético desse animal e dos demais Grandes Campeões, a iniciativa é apenas uma etapa de um projeto ousado e extremamente importante. É que além da genotipagem, em um processo subsidiado pela ABCZ, os 100 primeiros filhos de cada um deles, por Inseminação Artificial, FIV ou TE, também serão incluídos”.

O dirigente lembra ainda que essa é a primeira edição da feira após o lançamento oficial do PMGZ Genômica, fazendo justiça ao anúncio dos primeiros resultados do programa. “Chegamos a mais de 85 mil genotipagens neste primeiro ano da nossa sonhada era genômica e, até o final da nossa gestão na ABCZ, com certeza, ultrapassaremos 100 mil. Estamos caminhando a passos largos, e a ação com os grandes campeões da ExpoZebu, sem dúvida nenhuma, será uma importante etapa dessa caminhada”, explica.

Sobre a relação dos touros Grandes Campeões que foram beneficiados com o projeto, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, explicou que foram dois os principais critérios. “Todos esses animais estão classificados como até DECA 2 no PMGZ em 2019, e os criadores são participantes do PMGZ 2”, finaliza ele.

Fonte: INFOBRAHMAN ANO 4 nº14. Junho/Julho 2019

Veja a Matéria em PDF